GMount-ISO – Crie discos para Linux

No votes yet.
Please wait...

O GMount-ISO é um programa que foi nativamente desenvolvido para Linux e que permite aos utilizadores montarem imagens virtuais a partir de discos.

Muitos utilizadores hoje em dia já estão familiarizados com a necessidade de montar discos virtuais, porque por muitos motivos hoje em dia isso se tornou uma prática mais comum.

O que este tipo de software pretende fazer é simular uma drive CD / DVD, permitindo-nos ler o conteúdo semelhante ao de um CD / DVD mas sem ser necessário possuir as drives físicas necessárias para tal.

Ou seja, o GMount-ISO e outros programas do género são capazes de criar imagens virtuais, ou seja, discos virtuais. E como poderá isso ser feito sem um CD / DVD?

Existe um formato de documentos que é o formato .iso, por exemplo, entre outros formatos do mesmo género. Ficheiros deste tipo simulam a imagem do conteúdo de um CD ou DVD, permitindo aos utilizadores “montarem” estes ficheiros com o GMount-ISO e assim simular a inserção de um CD.

As vantagens deste tipo de utilização são diversas. Em primeiro lugar não precisamos de mais drives físicas para a leitura de dispositivos deste género. Em segundo lugar, cada vez mais empresas lançam para o mercado os seus produtos com a possibilidade de estes serem comprados em ficheiros .iso (ou outros semelhantes) em vez de dispositivos media físicos. A principal vantagem deste segundo ponto é que não envolve transportadoras (pois os CD terão de vir por correio) e podemos assim descarregar o software na hora.

Por outro lado, existem aplicativos que exigem que o seu CD de instalação esteja introduzido numa drive enquanto esse programa é executado. Ora, pode tornar-se custoso e desagradável ter que andar sempre a colocar CDs quando se quer executar um programa.

Assim, com software deste género podemos “clonar” a informação desses CDs e utilizá-la sem a necessidade de utilizar o CD em si.

Baixar GMount-ISO
Pidgin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21