Wine – Windows no Linux

No votes yet.
Please wait...

O Wine é um software desenvolvido para Linux e que, de uma forma genérica, permite correr aplicativos feitos para Windows dentro do Linux.

Quando surgiu o Linux a variedade de software disponível era bastante baixa. Alguns utilizadores até gostavam bastante do sistema operativo mas faltava-lhes a existência de aplicativos que lhes ajudassem a fazer as mais diversas tarefas do dia-a-dia.

Assim sendo, e para colmatar esta falha ou necessidade, surgiu o Wine.

O Wine é “uma camada de tradução (um lançador de programas) capaz de correr aplicações Windows em Linux e noutros sistemas operativos compatíveis com POSIX”, sendo esta a descrição dos seus próprios developers.

No entanto, como utilizadores podemo-nos interrogar se o Wine funciona com todos os aplicativos. Efetivamente, o Wine possui no seu portal oficial uma base de dados de programas onde podemos ver relatórios sobre os mais diferentes aplicativos e os resultados que foram obtidos através da sua execução com o Wine.

Um das áreas que mais utilizadores procuram, por ser à partida a área de desenvolvimento para Linux mais atrasada, é a área dos jogos de computador. No portal do Wine podemos descobrir que com este é possível jogar jogos como Guild Wars, Starcraft, Left 4 Dead, entre muitos outros jogos que são atualmente jogados por um número de jogadores considerável.

Atualmente o Wine já possui alguns anos de existência, e por isso tem sido constantemente atualizado e melhorado para servir os utilizadores de uma forma muito mais eficaz.

Numa nota adicional, o Wine é um projeto open source que aceita a entrada de colaboradores que estejam interessados em ajudar no desenvolvimento e melhoramento deste mesmo projeto. Neste momento o Wine está disponível na sua versão 1.1.27, estável.

Baixar Wine
Wine

Pesquisas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

21