Emacs – Editor para programadores

No votes yet.
Please wait...

O sistema operativo Linux sempre foi conhecido como sendo o ambiente de preferência dos programadores informáticos. Desde há muito tempo que os programadores preferem desenvolver em ambientes Linux, já que os compiladores e interpretadores deste sistema operativos são geralmente nativos para as linguagens (como C, entre outras linguagens).

Contudo, torna-se importante também dispor de um bom editor de texto. Os programas são escritos em editores de texto, que após guardados e compilados geram então o programa final.

O estilo de programação e o ambiente de programação favorito depende de cada programador, e como se costuma dizer, gostos são gostos.

No entanto, um popular editor de texto com muitas funcionalidades interessantes é o GNU Emacs. O Emacs é um editor preparado especialmente para programadores.

Este software está adaptado para o desenvolvimento de projetos, e tem a grande vantagem de permitir indentações automáticas dependendo da linguagem em que se está a programar, o que é bastante útil.

Por outro lado, o Emacs possui ainda a possibilidade de executar código em top-level, isto é, simular execuções de código dentro do próprio Emacs enquanto se programa. É contudo óbvio que esta funcionalidade está reservada às linguagens que permitem este tipo de execução, já que nem todas efetivamente o permitem.

Outra boa vantagem do Emacs é que este programa de edição de código aceita plugins, o que significa que os utilizadores podem modelar algumas funcionalidades do programa bem como adicionar-lhe novas funcionalidades úteis pelo meio de plugins de terceiros.

Como grande parte dos programas para Linux o GNU Emacs está disponível de forma totalmente gratuita para os utilizadores, e pode usufruir-se das suas potencialidades sem custos.

Baixar GNU Emacs
Wine

Pesquisas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

21