Xarchiver – Compactação de ficheiros

No votes yet.
Please wait...

O Xarchiver é um programa desenv0lvido para Linux que permite gerir ficheiros, nomeadamente permitindo a sua descompactação e compactação.

Os ficheiros no contexto da informática e dos computadores são pedaços de informação, ou melhor dizendo, são o resultado do agrupamento de pedaços de informação.

A informação digital circula de diversas formas, mas a verdade é que os ficheiros são o local de armazenamento de praticamente toda a informação informática que existe atualmente.

Contudo, e dependendo da informação e do conteúdo de cada ficheiro, os ficheiros possuem diferentes tamanhos de acordo com todas as possíveis variâncias.

Quanto maior for o tamanho de um ficheiro mais difícil será fazer esse mesmo ficheiro circular numa rede informática, pois as taxas de transferência de informação são limitadas. Deste modo, ficheiros grandes podem demorar bastante tempo a serem transferidos.

Devido a esta limitação existente ao nível da transferência de ficheiros surgiram algoritmos e métodos de compactação de ficheiros, que na prática permite reduzir significativamente o tamanho dos ficheiros e sendo assim muito mais fácil conseguir transferi-los.

O Xarchiver é um programa que permite gerir este tipo de compactação para o sistema operativo Linux. Isto significa que com o Xarchiver podemos abrir ficheiros que estejam compactados e descompactá-los, sendo assim possível aceder à informação.

Por outro lado podemos fazer o inverso, isto é, podemos compactar ficheiros e criar ficheiros compactados.

Um dos grandes pontos fortes do Xarchiver é ainda o facto de este possuir suporte para um conjunto de formatos de ficheiros compactados bastante variado, aumentando assim a compatibilidade mesmo com ficheiros que são criados e compactados através de outros programas.

O Xarchiver veio tapar a primeira lacuna que existia nesta área de compactação de ficheiros para Linux, embora hoje em dia já existam outros programas que se apresentam também como sendo uma alternativa relevante.

Baixar Xarchiver
Xarchiver

Pesquisas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21