Synergy – Partilhe o teclado e rato

No votes yet.
Please wait...

O Synergy é um programa que possui duas versões, cliente e servidor, e que permite partilhar o mesmo rato e o mesmo teclado por dois computadores diferentes em simultâneo, ligados em rede.

Tradicionalmente era um dado adquirido que cada computador possuía o seu próprio monitor, o seu rato, o seu teclado, e todos os seus dispositivos únicos e não partilháveis em simultâneo.

Sendo assim, quanto uma pessoa tinha vários computadores era necessário ter vários destes dispositivos, ou então era necessário estar constantemente a trocar dispositivos entre computadores.

Mais tarde foram surgindo ferramentas que permitiam a partilha de monitores e de rato e teclado, tendo este passo sido um grande avanço nesta indústria informática. Contudo, as primeiras ferramentas que surgiram com estes objetivos eram ferramentas de hardware, ou seja, dispositivos físicos.

Para partilhar ratos e teclados era comum usar-se dispositivos switch nos quais se ligava o rato e o teclado principal, sendo que depois havia 4 saídas para 2 computadores, 2 para rato e 2 para teclado. O problema é que o conjunto de cabos necessário para este processo era significativo. Por outro lado, era preciso carregar num botão do switch cada vez que se pretendia trocar.

Felizmente hoje em dia surgiu o Synergy. O Synergy é um programa de computador (ou seja, não é necessário hardware) que permite partilhar o rato e teclado entre dois computadores ao mesmo tempo.

O programa funciona agindo como se um monitor de um computador fosse a extensão do outro, isto é, ao sair com o rato de um monitor passamos para o outro. Quanto ao teclado, este controla o computador onde se encontra o rato.

A principal vantagem do Synergy é ainda que este permite partilhar rato e teclado entre sistemas operativos diferentes, Windows e Linux por exemplo.

Um dos computadores deverá ser servidor e o outro cliente. Este programa é grátis e pode ser obtido pelo site oficial Synergy Foss.

Baixar Synergy
Pidgin

Pesquisas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

21