Scilab

No votes yet.
Please wait...

O Scilab é um programa de código aberto desenvolvido para Linux, e que na prática é um programa que funciona como uma plataforma de computação numérica.

Com o tempo os computadores vieram a ter um papel muito importante na matemática. Na verdade, a própria informática em si é um ramo da informática, e por isso podemos inclusive notar a importância da matemática no mundo computacional.

No entanto, e embora isto possa parecer curioso, a informática ainda que sendo um ramo da matemática veio facilitar em grande parte algum do trabalho feito pela matemática em si.

Hoje em dia existem programas que nos permitem trabalhar computacionalmente com matemática, utilizando desde contas simples a fórmulas e expressões mais complexas.

Existe um famoso programa para Windows com este fim, que é o MatLab. Este programa é bastante famoso e reconhecido no que toca à programação em matemática computacional.

A verdade é que o Scilab acaba por ser uma versão do MatLab para Linux. Sendo o MatLab um software que não possui versões para Linux, foi desenvolvido este Scilab como uma alternativa.

Este programa é bastante completo. No fundo, podemos ainda dizer que o Scilab não é apenas um programa mas também uma linguagem de programação, já que as fórmulas matemáticas a utilizar neste programa têm que seguir uma sintaxe própria para que possam efetivamente funcionar e fornecer resultados.

O nível de complexidade permitido pelas expressões matemáticas que referimos é enorme. O poder computacional dos computadores de hoje em dia permite-lhes resolver bastantes expressões complexas e encadeadas.

Relativamente à matemática em si, o Scilab permite-nos fazer operações que envolvam praticamente tudo aq
uilo que existe na matemática e que se pode utilizar na mesma: operações simples, funções, equações, integrais, teoria de conjuntos, álgebra, entre muitos outros pontos.

Baixar Scilab
Scilab

Pesquisas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21