Deluge

No votes yet.
Please wait...

O Deluge é um cliente de BitTorrent desenvolvido para sistemas operativos baseados em Unix, vindo suprir uma lacuna que existia relativamente à falta de programas deste género em Linux.

Se as primeiras descargas de informação da Internet eram feitas usando maioritariamente os protocolos HTTP e FTP, mais recentemente este costume sofreu algumas alterações e hoje em dia começou a usar-se bastante o P2P e BitTorrent.

Basicamente são formas diferentes de obter ficheiros, baseadas maioritariamente no download e partilha. Isto significa que são os próprios utilizadores que servem de alojamento e partilham os ficheiros, ao mesmo tempo que os descarregam.

Isto desenvolveu muito as possibilidades de obter ficheiros muito grandes, e veio em grande medida revolucionar a forma como a informação na Internet é obtida à escala mundial.

Os ficheiros descarregados nestes protocolos são ficheiros torrent. Os ficheiros torrent são pequenos ficheiros que apenas contêm alguma informação sobre os ficheiros a obter, sendo que o utilizador não descarrega os ficheiros que pretende de uma vez só.

Ao invés disso carrega esses ficheiros num programa que irá ser responsável por receber dados, e por partilhar esses dados com os restantes utilizadores que estejam online.

É precisamente para fazer a função deste programa que existe o Deluge, que é um entre outros programas que suportam o protocolo BitTorrent e permitem fazer este tipo de transferência de ficheiros e dados baseada na partilha da informação com os restantes utilizadores da rede que se encontrem online.

O Deluge é um cliente de BitTorrent conhecido por ser bastante leve, ou seja, é um programa cujo seu principal objetivo e interesse é o de ser um programa totalmente funcional, sem necessidade de se recorrer a funcionalidades excessivas e por vezes mesmo desnecessárias.

Este programa é gratuito e de código aberto, estando disponível para download por qualquer utilizador que pretenda usufruir das suas funcionalidades.

Baixar Deluge
Deluge

Pesquisas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21