Boot-Repair – Resolva problemas com o boot

No votes yet.
Please wait...

O Boot-Repair é um programa desenvolvido para Linux que tem como objetivo conseguir resolver problemas que estejam a ocorrer com o boot do sistema operativo ou com os menus de seleção do sistema operativo que pretendemos utilizar.

Vulgarmente a maioria das pessoas hoje em dia que utiliza Linux acaba por utilizar o computador em dual boot. Isto significa que o mesmo computador poderá ter mais do que um sistema operativo a funcionar.

Geralmente as pessoas optam por esta forma de utilizar o computador porque alguns sistemas Linux ainda possuem algumas limitações ao nível dos programas disponíveis. Assim sendo, por vezes temos mesmo que utilizar o Windows para podermos aceder a alguns programas que precisamos e que só estão disponíveis mesmo neste sistema operativo.

No entanto, para utilizarmos um sistema em dual boot é necessário que um sistema operativo seja instalado primeiro que o outro. Assim sendo, esta ordem de instalação poderá provocar problemas.

Primeiro que tudo, e para contextualizar o problema, temos de saber que cada sistema (Windows e Linux) possui o seu próprio gestor de boot. O Windows possui o Windows Bootloader, enquanto que o Linux utiliza geralmente o GRUB / GRUB2.

O GRUB2 acaba por ser aquele que mais pessoas utilizam e tem sido dito como sendo o melhor gestor de boot existente atualmente.

No entanto, ao instalar o Windows depois do Linux ou vice-versa, poderá acontecer que se criem conflitos com o GRUB2.

O que poderá então acontecer? Poderão acontecer várias coisas, sendo uma delas o utilizador deixar de conseguir aceder ao Windows, por exemplo.

Acontece frequentemente aparecer o menu do GRUB2 que nos permite escolher entre Linux e Windows, mas se clicarmos no Windows nada acontecerá. Esta é uma das potenciais consequências do dual boot.

Felizmente criou-se uma ferramenta, o Boot-Repair aqui referido, que automaticamente detecta problemas no boot e é capaz de os corrigir.

Esta ferramenta é gratuita e eficaz.

Baixar Boot-Repair
Boot-Repair

Pesquisas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

21